
Agrupamento 136 – Santo André de Esgueira
Foi em 1964, na Ordem de Serviço Nacional nº 236 que foi filiado no CNE o Agrupamento CXXXVI, tendo como patrono São Domingos Sávio. À data, faziam parte do Agrupamento a Alcateia nº 3 – São Francisco de Assis, chefiada por António Jesus Maia e o Grupo Júnior nº 5 – São Domingos Sávio, chefiado por Clímero do Rego, também Chefe de Agrupamento. O Assistente era o Rev.º Padre Albano Ferreira Pimentel. O Agrupamento manteve-se em funcionamento durante cerca de uma década, tendo cessado a sua atividade na altura da Revolução do 25 de abril.
Em 1988, o Chefe Victor Rocha congregou jovens e adultos e o Agrupamento foi reativado a 25 de janeiro, contando com 27 elementos, 21 juniores e 6 Chefes. As reuniões e atividades começaram por decorrer no pátio da residência paroquial, tendo posteriormente a Junta de Freguesia cedido uma sala do seu edifício para o efeito. Em 1990 foi fundado o Grupo Sénior nº 22. Em 1994, a Paróquia cedeu ao Agrupamento parte das águas furtadas no novo Centro Paroquial, tendo sido inaugurada a 21 de maio aquela que é a nossa sede até ao momento presente. Foi também neste ano que foi criado o Clã nº 25 – Aristides de Sousa Mendes, tendo o Agrupamento passado a funcionar com as 4 secções desde esta data. Em 1999 realizou-se o 1º FESCUT, Festival da Canção Escutista, organizado pelos Clãs de Esgueira e Santa Joana. Ainda neste ano fizeram a sua Partida de Caminheiro 7 elementos do Clã; foram as primeiras partidas do Agrupamento.
Ao longo de mais de 3 décadas, o Agrupamento tem tido um crescimento consistente em várias vertentes: na sua participação ativa e assídua nas atividades Nacionais, Regionais e até de cariz internacional, na colaboração por parte dos seus Dirigentes nos órgãos nacionais e regionais do Movimento e, de forma mais visível pela Comunidade, no seu efetivo. Há mais de 2 décadas que somos mais de 100! Em 2014, reforçando a ligação do Agrupamento à Paróquia, foi aprovada em Conselho de Agrupamento a alteração do Patrono do mesmo para Santo André.
O Agrupamento é uma força viva da Paróquia e da Freguesia. Pelos seus valores cristãos e cívicos, os seus elementos são membros ativos da Comunidade, participando e dinamizando várias atividades e projetos paroquiais (Eucaristias, Catequeses, Dias da Comunidade, Celebrações), iniciativas e solicitações da freguesia (Mercadinho de Natal, Festas Quinhentistas e ações pontuais) e de outros grupos que connosco colaboram. Nestas atividades, participamos com crianças, jovens e adultos, promovendo o crescimento saudável dos que estão ao nosso cuidado, sustentado pelas 6 áreas de desenvolvimento: Físico, Afetivo, Caráter, Espiritual, Intelectual e Social. É com grande alegria e entusiasmo que queremos continuar este caminho de crescimento e integração na Comunidade!
Para albergar tanta vida e atividade, já há muito que nos faz falta uma sede à nossa medida, onde caibamos todos e possamos desenvolver as nossas atividades e dar melhores condições a todo o efetivo. Lá chegaremos! Continuamos Sempre Alerta, dispostos a Servir a Comunidade, Da Melhor Vontade!