Casa do Povo de Esgueira

A Casa do Povo de Esgueira é parte importante das Associações e também a mais antiga na nossa Freguesia. No passado as Casas do Povo foram elementos primários da organização corporativa do trabalho rural, durante o regime corporativista do Estado Novo em Portugal. Hoje em dia, as Casas do Povo são, essencialmente, associações locais com fins sociais e culturais, como é o caso da Casa do Povo de Esgueira. 
As Casas do Povo foram criadas pelo Decreto Lei n.º 23/051 de 23 de setembro de 1933. Cada Casa do Povo era um organismo de cooperação social, dotado de personalidade jurídica, destinando-se a colaborar no desenvolvimento económico-social e cultural das comunidades locais, bem como assegurar a representação profissional e a defesa dos legítimos interesses dos trabalhadores agrícolas. As Casas do Povo assumiram, também, a função de realizar a previdência social de todos os resistentes na sua área de atuação.
A área de atuação territorial, de cada Casa do Povo, seria, normalmente, correspondente a uma ou mais freguesias dentro do Concelho. As Casas do Povo agrupar-se-iam em federações regionais e estas, na Corporação da Lavoura.
O Estado apoiava as Casas do Povo e velava pelo prosseguimento dos seus fins, através da Junta Central das Casas do Povo. 
A partir de 1982 e de acordo com a Lei n.º 4/82 de 11 de janeiro, as Casas do Povo passaram a ter o estatuto jurídico de pessoas coletivas de utilidade pública, de base associativa, tendo como finalidade o desenvolvimento de atividades de caráter social e cultural e a cooperação com o Estado e coim as autarquias locais, com vista à resolução de problemas que afetem a população local.

Poderá obter mais informações a partir do link: http://casapovoesgueira.blogspot.com/