ADACE – Associação de Defesa do Ambiente Cacia-Esgueira

HISTÓRIA

Sendo a Vila de Cacia constituída por uma população ‘mártir’ no que respeita à falta de Qualidade do Ar e da Água (pense-se no rio Vouga e na Ria de Aveiro), as questões ligadas ao Ambiente desde há longos anos, deixaram marcas ao nível da Saúde Pública, para além de danos a nível  económico que também vêm sendo referido, pelos agricultores do Baixo Vouga. Na medida em que outras empresas se foram instalando nesta Vila e nas limítrofes, como por exemplo a Vila de Esgueira, todos estes problemas foram crescendo. As queixas ‘boca a boca’ são o quotidiano destas populações. Foi deste ‘boca a boca’ que um grupo de amigos resolveu falar seriamente sobre o assunto, tendo concluído que se poderia fazer alguma coisa. Desta ‘alguma coisa’, nasceu a Associação de Defesa do Ambiente de Cacia e Esgueira (ADACE). Amadurecida que foi a ideia, avançou-se para um projeto com a pretensão de diversificar as suas Atividades, tendo como base o seguinte conceito: “Todos têm direito a um ambiente de vida humano, sadio e ecologicamente equilibrado.” Cabe a cada um de nós dizer que não é utopia.

 _______________________________________________________________________________________________________________________

No início, não éramos mais do que cidadãos anónimos, insatisfeitos com a qualidade do meio ambiente da nossa região. Os efeitos nefastos da poluição, que cada um dos moradores de Cacia, Esgueira e arredores sentiam, em cada dia, em qualquer rotina simples e normal e a consciência cívica de que nada fazer é contribuir para o seu agravamento, foram algumas das razões que nos uniram rumo a um objetivo: um desenvolvimento sustentado para um ambiente equilibrado e saudável. E assim, um conjunto de utopias singulares, transformaram-se em objetivos conjuntos e conscientes.

Qual de nós é que dormiu tranquilo ao pensar que nada fez só porque podia fazer muito pouco? Foi esta, uma das questões com que nos deparámos, e a sua resposta é uma das causas porque nos unimos. Não podemos mudar o mundo, mas podemos despertar nos Homens a consciência de que a Terra é Casa de todos nós e devemos preservá-la. Por cada pessoa que pensa antes de colocar o lixo no chão, que separa os resíduos, que denuncia eventuais agressões ecológicas, que incute no outro uma consciência ambiental… é, para nós, uma vitória e, não só para nós, mas também para a região e para este planeta azul, porque a poluição não conhece fronteiras e quando mais um passo é dado, mais uma melhoria é conseguida, é a natureza que fica a ganhar.

Poderá obter mais informações através dos links: https://www.facebook.com/adace.ambiente e e-mail: adace.ambiente@gmail.com