Projeto “Proximus” em Esgueira

Vive sozinho ou sozinha? Tem um quarto a mais e gostaria de ter mais companhia? Se a resposta é sim, este projeto é para si.

Através do alojamento de estudantes universitários em casas de seniores, “Proximus” é um programa que procura aproximar gerações e vai arrancar já em setembro. O combate ao isolamento sénior e a redução dos encargos económicos da comunidade estudantil são os principais objetivos desta iniciativa.

A apresentação do projeto à comunidade teve lugar esta quinta-feira (23) à tarde, no Centro Cultural de Esgueira, e contou com a presença de representantes das várias entidades envolvidas. O que se pretende é estabelecer uma relação de apoio e benefício mútuo entre o estudante e o sénior. Ambas as partes têm à partida de reunir as condições de admissão requeridas e existe ainda um conjunto base de direitos e de deveres a cumprir.

Obrigações à parte, o importante é ser criada uma ligação saudável e de bom entendimento entre ambos. Se por um lado o estudante pode acordar dispor de certa quantia para as contas da casa mas sempre sem ter de pagar renda, por outro vai estar disponível para ajudar o sénior em pequenas tarefas ao longo da semana, por exemplo.

“Proximus” resulta de uma parceria entre a Universidade de Aveiro, o Município de Aveiro, o Instituto de Segurança Social, a PSP, a GNR e as várias freguesias participantes, como é o caso de Esgueira e da União da Glória e Vera Cruz.

As inscrições para o programa estão abertas e qualquer informação ou esclarecimento pode ser obtido na sua Junta de Freguesia.

Texto: Catarina Meira