1º Aniversário sob liderança da Aliança com Aveiro

Eduardo JardimArtigo de Opinião de Eduardo Jardim
Assembleia da Freguesia de Esgueira,
1º Aniversário sob liderança da Aliança com Aveiro

Decorrido um ano da tomada de posse como Presidente da Assembleia da Freguesia de Esgueira, faço aqui um pequeno apontamento pessoal sobre as atividades neste Órgão, de importância basilar no exercício democrático.

Ultrapassados os desafios iniciais, de quem “nunca navegou por estes mares” e dos que tiveram de se adaptar a uma nova configuração partidária fruto da vontade do Povo, desde logo, foi com grande satisfação, que verifiquei a aceitação e o envolvimento de todas as forças políticas, na criação de um grupo de trabalho para a atualização do Regimento da Assembleia, num claro esforçoadicional para a sua total adequação à Lei.

Ao longo das 6 sessões realizadas, naturalmente que foram muitos os assuntos abordados, discutidos e/ou deliberados, quero apenas destacar os dois Votos de Louvor deliberados: O louvor à empresa “OLI – Oliveira Irmão”, pelos seus 60 (sessenta) anos de laboração na freguesia de Esgueira bem como por toda a colaboração prestada ao abrigo da Lei do Mecenato às causas sociais da freguesia” e o louvor à Escola Dr. Jaime Magalhães Lima, pelos seus contributos para a elevação do nome da Freguesia de Esgueira, nomeadamente através das vitórias alcançadas nas Escolíadas.

Reparo ainda, que os membros da Assembleia de Freguesia de Esgueira, tem mostrado elevado sentido democrático, ligação à Terra e às suas gentes, com total respeito e empenho pelo cargo que exercem, mesmo quando o avançar da hora coloca as capacidades à prova. Com assiduidade plena, para além do seu dever deliberativo, as frequentes opiniões e propostas apresentadas, têm contribuído ativamente para a excelente performance deste Executivo.

Destaco também o papel da Exmª Srª Presidente de Junta, Drª Ângela Almeida, que tem sido incansável na informação prestada e pelo envolvimento, transparência e forma como tem conseguido atender as diversas interpelações feitas pelos membros e comunidade em geral.

Posto isto, envio um agradecimento especial ao Povo de Esgueira, que pese embora num número reduzido, sempre tem ocorrido às Sessões de Assembleia de Freguesia, desejando que a sua participação continue a crescer num Civismo Ativo, confiantes de serem bem representados, mas cada vez mais envolvidos nas questões que tocam a nossa querida Freguesia de Esgueira.

A todos eles, os Esgueirenses, bem hajam.

Esgueira, 18 de outubro de 2014
Eduardo Jardim,