Orçamento participativo 2019

Para o orçamento participativo deste ano, 2019, foram apresentadas 8 propostas, das quais 5 foram chumbadas. Abaixo estão as justificações para a desclassificação das 5 restantes.

Propostas para Votação

De seguida detalhamos as 3 propostas que estão em votação até dia 30 de Agosto. Clique aqui para aceder ao formulário para poder votar.

Olimpíadas Desportivas Escolares de Esgueira

Área de Atuação: Desporto
Tempo de Execução: 9 meses
Valor da Proposta: 1.650 €
Descrição
Com o intuito de envolver as comunidades escolares de Esgueira, e simultaneamente, as associações desportivas desta freguesia, pretende-se organizar a 1ª edição das OLIMPIADAS ESCOLARES DE ESGUEIRA. A desenvolver ao longo do ano letivo 2019/2020 os principais objetivos desta iniciativa passam por:
• Promover e incentivar a prática regular da atividade física e desportiva;
• Promover o intercâmbio desportivo entre os alunos a estudar na Freguesia de Esgueira;
• Promover a integração social e o convívio das crianças, adolescentes e jovens a estudar em Esgueira através do envolvimento das associações, coletividades e comunidade em geral de Esgueira;
• Promover a concertação de atividades entre a Junta de Freguesia local, as associações locais e os Agrupamentos de Escolas existentes na área geográfica de Esgueira.As principais modalidades a desenvolver neste projeto serão as enraizadas na freguesia, nomeadamente:
BASQUETEBOL (com suporte técnico e logístico do Clube do Povo de Esgueira)
GINÁSTICA (com suporte técnico da Escola de Ginástica de Aveiro)
FUTEBOL (com suporte técnico e logístico do Associação Desportiva de Taboeira)
FUTSAL (com suporte técnico e logístico da Casa do Povo de Esgueira)
* Serão ainda dinamizadas ações pontuais no âmbito do Atletismo e do Ciclismo *
A organização das competições será elaborada em articulação com os Agrupamentos de Escolas, as associações desportivas locais e com o calendário de eventos da Junta de Freguesia, sendo destinada aos alunos do 1º ciclo (3º e 4º ano de escolaridade), 2º ciclo e 3º ciclo de ensino básico.
Os custos para esta atividade gravitam na ordem dos 1.650 € (mil seiscentos e cinquenta euros), sendo as estimativas de custos as seguintes:
Material Gráfico e de divulgação da Atividade = 150,00 €
Custos logísticos com as atividades desportivas = 250,00 €
Transportes =500,00 €
Gala Final e Premiações = 750,00 €

Esgueira a “minha” Freguesia

Área de Atuação: Cultura
Título da Proposta: Esgueira a “minha” Freguesia
Tempo de Execução: 11 meses
Valor da Proposta: 1719,72€
Descrição
A proposta: Esgueira a “minha” freguesia, é uma proposta que visa dar a conhecer a nossa freguesia através de uma revista com texto e imagens, tanto aos fregueses como também a pessoas de outras freguesias e até pessoas fora de Aveiro. Este projeto tem como foco mostrar o trabalho feito pelas nossas associações, assim como os monumentos que estão à disposição para serem visitados na nossa freguesia, ex: ( igreja matriz, pelourinho, passadiços da ria, campos lagunares de Taboeira).

Yoga para a Comunidade

Área de Atuação: Desporto
Título da Proposta: Yoga para a Comunidade
Tempo de Execução: 12 meses
Valor da Proposta: 1200,00€
Descrição
Proponho realizar praticas de yoga 2x por mês para a população.

Propostas Chumbadas

• Concerto Musical – a proponente é elemento do grupo que propõe para o concerto;
  • As Crianças e o Barro – por incorrer em erros como: discriminatória pois não é de âmbito geral, uma vez que não contempla toda a comunidade escolar do 1º ciclo, nem todas as escolas da Freguesia, por referenciar nomes e entidades que serão da responsabilidade do executor, que é a Junta de Freguesia;
  • Ginástica Artística – por a Junta de Freguesia não possuir nenhum espaço adequado à prática do desporto;
  • Hangares e Passadeiras – são propostas que deverão ser colocadas no Orçamento participativo da Câmara Municipal, uma vez que a mobilidade não é competência da Junta de Freguesia e também porque o projeto da requalificação da zona central da Freguesia está em curso.

Ir para a Votação do OP2019